quinta-feira, 25 de julho de 2013

Conheça a BEM do Leblon

A Biblioteca Escolar Municipal do Leblon - Vinicius de Moraes é unidade integrante da 2ª Coordenadoria Regional de Educação, da Secretaria Municipal de Educação e uma das dezesseis coordenadas pelo Programa Rio, uma Cidade de Leitores, da Gerência de Mídia-Educação. No passado era conhecida como Biblioteca Popular Municipal do Leblon e foi a primeira biblioteca pública instalada em um bairro residencial do Rio de Janeiro.
      
Foi criada em 1946 com objetivo de atender não só aos moradores, mas aos artistas que viviam no Leblon e em bairros vizinhos. Atualmente, sendo administrada pela Secretaria Municipal de Educação tem também o objetivo de atender a todas as Escolas Municipais no entorno.

Após a sua inauguração ficou fechada, reabrindo somente em 1954. Nessa época era situada na Rua Dias Ferreira, mas foi transferida em 1993 para a Avenida Bartolomeu Mitre, onde se encontra até a presente data.
      
Todas as bibliotecas da rede municipal, pertencentes à Secretaria Municipal de Educação ou Secretaria Municipal de Cultura prestam uma singela homenagem a poetas, escritores e compositores brasileiros. Na nossa Biblioteca o patrono escolhido foi o poeta e compositor Vinícius de Moraes.


FONTE: Portfólio da BEM do Leblon



O Patrono
     
  

Marcos Vinicius de Melo Moraes nasceu no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro, em 19 de outubro de 1913.
  
Diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor brasileiro foi consagrado como figura fundamental no movimento musical da Bossa Nova, ao lado de Tom Jobim e João Gilberto.
     
Na década de 1970, já consagrado, Vinicius seguiu lançando álbuns e livros de grande sucesso.
     
Por causa do seus sonetos, Tom Jobim o apelidou de "poetinha".
     
O poetinha casou-se nove vezes e suas esposas foram, respectivamente: Beatriz Azevedo de Melo (mais conhecida como Tati de Moraes), Regina Pederneiras, Lila Bôscoli, Maria Lúcia Proença, Nelita de Abreu, Cristina Gurjão, Gesse Gessy, Marta Rodrigues Santamaria (a Martita) e Gilda de Queirós Mattoso.
    
Na noite de 9 de julho de 1980, acertando detalhes com Toquinho sobre as canções do álbum "Arca de Noé", Vinicius alegou cansaço e que precisava tomar um banho. Na madrugada do dia seguinte Vinicius foi acordado pela empregada, que o encontrara na banheira de casa, com dificuldades para respirar. Toquinho, que estava dormindo, acordou e tentou socorrê-lo, seguido por Gilda Mattoso (última esposa do poeta), mas não houve tempo e Vinicius de Moraes morreu pela manhã.
     
Deixou várias obras, passando pela literatura, teatro, cinema e música. No entanto na música, o poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.



Vinicius de Moraes


"São demais os perigos desta vida
Pra quem tem paixão principalmente
Quando uma lua chega de repente
E se deixa no céu, como esquecida
E se ao luar que atua desvairado
Vem se unir uma música qualquer
Aí então é preciso ter cuidado
Porque deve andar perto uma mulher..."


              http://www.viniciusdemoraes.com.br/


CANTINHO VINICIUS DE MORAES
    

Na BEM do Leblon existem quadros de Vinicius de Moraes doados por parentes e um acervo que é alimentado até hoje pelo escritório da família do poeta.
    
Todas as obras que a Biblioteca possui encontram-se em um espaço chamado “Cantinho Vinicius de Moraes”, nele são organizados todas as obras do poeta que a Biblioteca recebe.
    
Esse espaço foi criado como uma forma de homenagear o patrono da Biblioteca e é aberto ao público para visita.
   
Abaixo algumas obras que a Biblioteca possui do poeta:


- O Caminho para a Distância, 1933;
- Poemas, Sonetos e Baladas, 1946;
- Pátria Minha, 1949;
- Antologia Poética, 1954;
- Livro de Sonetos, 1957;
- Para Viver um Grande Amor, 1962;
- Para uma Menina com uma Flor, 1966;
- O Mergulhador, 1968;
- O melhor de Vinicius, 1984;
- Livro de Letras, 1991;
- A Arca de Noé, 1991;
- Jardim Noturno, 1993;
-Nova Antologia poética, 2008;
  Entre outros...


CONHECENDO UM POUCO MAIS DA BEM DO LEBLON

A BEM do Leblon possui um acervo de aproximadamente 20 mil obras, sobre diversos assuntos. Realiza empréstimo gratuito, mas para isso à pessoa interessada tem que se cadastra na biblioteca. Para se associar a Biblioteca basta comparecer a mesma, munido de:
- Identidade;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- 2 (duas) fotos.
   
Após o cadastro o usuário pode pegar emprestados 02 (dois) livros e ficar 14 dias. Caso não conclua a leitura pode renovar, isso não tiver nenhuma reserva para o mesmo. 


     
Localiza-se dentro da Região Administrativa do Leblon, mas todas as Escolas do entorno e a comunidade do Leblon podem frequentá-la.
    
Como biblioteca escolar e pública, tem o objetivo de atender não somente à comunidade escolar, mas também a comunidade em geral, ou seja, as pessoas que residam e trabalhem no bairro que a Biblioteca se localiza pode se associar e utilizar o espaço.
      
Os livros adquiridos para compor o acervo da Biblioteca Escolar Municipal do Leblon são por meio de doação, permuta (troca) e compra. As doações são realizadas diariamente, a maioria por pessoas que residem próximo a Biblioteca. Recebe doação também através de editoras e autores. As trocas são realizadas nos sebos, com livros que são doados pela comunidade por literaturas mais recentes. 
    
Quanto à compra, a maioria é realizada pela Secretaria Municipal de Educação baseada no currículo escolar das escolas do município do Rio de Janeiro. Entretanto, cada Biblioteca Escolar recebe verba para eventos como o Salão do Livro e a Bienal do Livro para comprarem obras de acordo com o perfil dos usuários que as frequentam. 
    
A Biblioteca possui um espaço apropriado para o público mirim: a Seção Infantil, espaço criado no intuito de estimular o gosto pela leitura, através de seu acervo especializado e à percepção, criatividade e interação do pequeno leitor, usando como recursos jogos de quebra-cabeça, dama, xadrez etc. 
   
Os jovens também podem usufruir deste espaço especial e curtir, além dos clássicos, a coleção de gibis e mangás (Turma da Mônica Jovem).

A Biblioteca Escolar Municipal do Leblon é bem ampla. Ocupa um prédio de 2 (dois) andares que possui não só espaço para o acervo como também locais para as pessoas estudarem.
      
Nessa Biblioteca os usuários podem ter o prazer de ler, além dos livros de sua numerosa coleção, revistas atuais e jornais diários.

Em breve, muitas fotos! 

Biblioteca Escolar Municipal do Leblon – Vinícius de Moraes
Av. Bartlomeu Mitre, 1297 - Leblon (Dentro da Região Administrativa)
Telefone: 2294-1598
Horário de funcionamento: Das 9h às 17h de 2ª a 6ª feira

Postado por Simone Souza, bibliotecária e Subgerente da BEM.